segunda-feira, 2 de abril de 2012

No meio do caminho tinha uma pedra...

Cadê a estação de reciclagem que tava aqui?
Uma pedra, não. Várias. Na verdade, blocos de cimento, dispostos na frente da estação de reciclagem da loja de materiais de construção Leroy Merlin. A foto está ruim - fotografar não é exatamente meu forte, usei a câmera do tablet e estava de noite - mas dá pra se ter uma ideia da real importância que as empresas dedicam à sustentabilidade.

Além de longe da entrada da loja, situada num canto extremo do estacionamento, é impossível chegar até a estação, já que a frente dela está completamente bloqueada.

Fazer peças publicitárias bonitas - todas em papel reciclado, em tons de verde e com imagens alusivas à reciclagem, por exemplo, é realmente fácil. O difícil é seguir, na prática, o que o discurso apregoa. Ou melhor: fazer greenwashing é extremamente comum. O que sem dúvida não contribui para o crescimento da consciência ambiental entre brasileiros.

Recentemente, o Jornal O Globo fez uma série de reportagens sobre o tratamento dado ao lixo no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, e concluiu que a reciclagem ainda é praticamente uma utopia no país.

Muitos colocam a culpa no consumidor, na população que jogaria lixo em qualquer lugar. Mas estes argumentos caem por terra quando encontramos uma situação como a da foto. Dá pra querer reciclar o lixo deste jeito?


Nenhum comentário:

Postar um comentário