terça-feira, 27 de março de 2012

O Tao da Física no Brasil

Frijtof Capra
No finalzinho da minha adolescência, depois de passar o Ensino Médio (que na época se chamava Segundo Grau) odiando Física, li um livro que me fez começar a descobrir como são tênues as fronteiras entre as ciências e os saberes: O Tao da Física, escrito pelo físico Frijtof Capra. (O livro é de 1975, mas até hoje continua valendo a leitura e a polêmica - ele defende que Física e Metafísica levam inexoravelmente ao mesmo conhecimento).

Ao longo destes quase 40 anos, desde a publicação de O Tao, Capra ampliou sua visão sistêmica, o que o aproximou exatamente da sustentabilidade. Sua teoria dos sistemas vivos, que estão em conexão e se relacionam como um fator adicional importante para a formação do todo, fornece um quadro teórico importante para a ecologia. Para conhecer mais, vale acessar o site do físico e pensador.

Pois nesta quarta, 28/3, Frijtof Capra estará no Rio de Janeiro, falando num evento patrocinado por um banco, cujo tema será o Brasil como líder de um modelo de desenvolvimento economicamente viável, ambientalmente equilibrado e socialmente justo.

Segundo a organização do evento, Capra trará exemplos práticos de aplicação do conceito de crescimento qualitativo e mostrará como a alfabetização ecológica e a nova ciência da complexidade podem contribuir para esse processo. Alfabetização ecológica é o objetivo da escola que ele fundou e dirige em Berkeley, na Califórnia.

Além do físico, o evento contará com a participação do jornalista Ricardo Voltolini, especializado em sustentabilidade, e do fundador da consultoria Amana-Key, Oscar Motomura.

O evento é gratuito, mas as inscrições já se encerraram. O jeito é acompanhar a transmissão online, a partir das 18h40min, acessando este link: http://sustentabilidade.santander.com.br/default.aspx.

Estarão disponíveis dos links, um com captação do áudio em inglês e outro com a tradução simultânea para o português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário