Uma saída que a indústria da moda tem adotado com frequencia é a produção de embalagens que explorem o conceito de sustentabilidade, e a introdução de pequenas tags informativas, que abordam as características do produto.
Alguns exemplos de fabricantes de roupas esportivas, um ramo da indústria que vem explorando bastante a vertente ecológica de suas peças :
Embalagem da Puma para uma camiseta - além de ser biodegradável, o saco usa menos material porque a camiseta foi dobrada ao meio.
"Sou metade do saco que costumava ser" - brincando com a música do Nirvana, "I'm half the man I used to be"
A mesma camiseta recebeu uma etiqueta com os aspectos ecológicos que formariam uma eco-tabela:
frente
verso
O uso da etiqueta presa à roupa para ressaltar os atributos ecológicos do produto também é utilizada pela Marmot, outra fabricante de vestimentas esportivas. Desta vez, para ressaltar que utiliza o Ecofren, uma fibra produzida a partir de garrafas pet recicláveis (clique aqui para conhecer o processo de produção do fio)
As duas etiquetas vistas de frente.
Verso da tag da Ecofren, que destaca a economia de energia e de óleo gerada pela reciclagem das pets.
Etiqueta da Marmot na parte de trás: destaque para o uso de papel reciclado e de tinta à base de soja.
E por aí temos vários outros exemplos, que demonstram que a indústria vem se dedicando a encontrar canais de comunicação mais diretos com seus públicos consumidores para destacar os atributos sustentáveis na produção.
A questão que fica é que a produção caminha para ser mais ecológica. Mas e quanto ao consumo? O desenvolvimento sustentável é apenas produzir de maneira menos agressiva ou implica também em repensar a maneira de consumir, de usar e de descartar?
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