O segundo "Painel Temático sobre Voluntariado", realizado pelo GIFE, no dia 29/9, com o apoio do Carrefour, com a participação de 31 dos principais gestores de programas de voluntariado corporativo no Brasil, identificou as linhas principais de uma boa ação de voluntariado. O resultado final foram os seguintes princípios:
- Engajar a alta administração;
- Envolver os públicos de interesse do projeto;
- Diagnosticar oportunidades, potencialidades, riscos e desafios;
- Alinhar os programas aos valores e negócios da empresa;
- Garantir uma gestão profissional nos programas que inclua: planejamento, avaliação, monitoramento, sistematização;
- Reconhecer e valorizar o voluntário;
- Manter a comunicação interna e externa do voluntariado empresarial.
- Engajar a alta administração;
- Envolver os públicos de interesse do projeto;
- Diagnosticar oportunidades, potencialidades, riscos e desafios;
- Alinhar os programas aos valores e negócios da empresa;
- Garantir uma gestão profissional nos programas que inclua: planejamento, avaliação, monitoramento, sistematização;
- Reconhecer e valorizar o voluntário;
- Manter a comunicação interna e externa do voluntariado empresarial.
Embora venha por último, a comunicação é essencial para qualquer programa que envolva a mobilização de pessoas. Isso porque a comunicação estabelece um relacionamento, baseado na troca e no diálogo. Sem isso, não há mobilização nem adesão. Pode haver apenas uma onda, um soluço, mas não um programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário