De acordo com Bill Baue, do site Sea Change Media, pode. Em artigo publicado na newsletter CSRwire News (leia aqui, em inglês), ele defende que este pode ser o primeiro estágio em direção a uma comunicação sustentável.
Bill escreve seu artigo a partir do ponto de vista de Hunter Lovins, uma guru da sustentabilidade, para quem a hipocrisia é o primeiro passo rumo à mudança geral. O passo anterior à hipocrisia seria a estagnação silenciosa. Já o passo seguinte à hipocrisia levaria ao alinhamento entre as palvras bonitas e as ações. Ainda de acordo com Lovins, poucos mortais, e menos ainda empresas, podem atingir esta meta sem passar por um período em que suas ações não encontrem seus ideiais.
Bill Baue esclarece que Hunter Lovins não está exatamente reconhecendo greenwashing como se fosse um estágio de transição no caminho de uma empresa verde. Mas para ela, apenas o fato de a empresa já se anunciar desta forma a coloca diante de accountability, a qual impulsionaria a organização a alinhar suas ações com suas propagandas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário