domingo, 4 de outubro de 2009

Governnça Corporativa chega às fundações

Até quinta-feira, 8 de outubro, está em consulta pública a versão preliminar do primeiro Guia de Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais. A iniciativa é do  Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), que pretende apresentar subsídios para os dirigentes de organizações como fundações e institutos empresariais.Governança, em sentido amplo, é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre conselho, equipe executiva, e demais órgãos de controle. 

De acordo com o Gife, "para que isso faça sentido, as boas práticas de governança se sustentam de quatro princípios: a transparência, que não deve se restringir ao econômico-financeiro, mas também os demais fatores (mesmo os intangíveis que norteiam a ação gerencial; a equidade, o tratamento igual a todas as partes interessadas; a accountability, o prestar contas das ações, assumindo integralmente suas consequências e; reponsabilidade, quando o agente de governança zela pela sustentabilidade da organização".

Patrocinado pelas fundações Odebrecht e Banco do Brasil, além do Instituto Camargo Corrêa, o documento contém informações necessárias para uma boa gestão, como código de conduta, conflito de interesses, titularidade e formação de conselhos.

Para contribuir basta enviar um email para cleber.tavares@ibgc.org.br, contendo a identificação do trecho (página e item); redação sugerida; e explicação dos motivos e sugestão.

Para consultar o documento em audiência pública, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário