terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Árvore de Natal Ecológica
11:04 Em Barcelona foram montadas árvores de Natal ecologicamente corretas. Acendem usando a energia gerada pelas pedaladas nas bicicletas que estao instaladas em frente. Quem passa por ali é convidado a participar contribuindo com um pouco de exercício. A proposito, quem sabe criamos uma energia sustentável pras nossas árvores da Lagoa e do Ibirapuera, por exemplo, no ano que vem, hein? Luciana van Deursen Loew
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Saiu no Blog da Razão Social
Assessoria de imprensa da Ipiranga liga para passar um release. Quer divulgar que a empresa está construindo no Sul um posto de gasolina ecoeficiente. Com todos os detalhes, tipo lâmpadas econômicas, lixo reciclável, reuso de água etc.
---- Tá, mas a Ipiranga vai se pronunciar sobre a questão do enxofre no diesel? - pergunto eu.
--- Na verdade, a Ipiranga é distribuidora -- disse a assessora.
--- Sim, mas ela faz parte da cadeia produtiva. Pode estar preocupada, discutindo, agregando -- disse eu.
---- Mas o papel dela é só vender -- argumentou.
---- Claro. Se eu lhe der um produto com problemas (uma meia furada, digamos) para você vender para mim, no entanto, tenho certeza de que você vai questionar, não vai querer vender, não é assim?
A assessoria de imprensa da empresa não está de má fé. Ainda há espaço, realmente, para as pessoas aprenderem a lidar com o tema sustentabilidade, fazendo com que ele permeie toda a nossa rotina. Sobretudo nós, jornalistas. Se não acontecer dessa forma, boas iniciativas como esta, de investir num posto que diminua o impacto ambiental, vão parecer simplesmente greenwashing. Não é isso o que se quer."
Criatividade e sustentabilidade no Natal
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
PETA lança um site de paródia contra peles de animais dirigido à Donna Karan
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Pedestres geram energia para luzes de natal em Tóquio
Um tapete fino que gera eletricidade a partir de pegadas foi instalado na estação de trem Shibuya, em Tóquio, Japão, para aproveitar a energia gerada pelos pedestres quando passam por cima dele.
Segundo o site Digital Word Tokio, uma pessoa pesando 60 kg pode gerar 0.5 Watts com duas pegadas. A energia produzida alimenta luzes natalinas e ficará na estação até o dia 25 de dezembro.
Ação de MRC no Reveillon une Cruzada do Menor e Metrô Rio
As vendas dos cartões especiais de Réveillon começaramm na terça-feira (9/12), nas estações Saens Peña, Carioca, Largo do Machado, Botafogo, Siqueira Campos, Pavuna, Nova América/Del Castilho e Estácio, nos seguintes dias e horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. Quem fizer a compra antecipada do cartão de ida e volta ganha desconto na viagem dupla (R$ 4,50). O cartão apenas de ida ou de volta vai custar R$ 2,60. De 25 a 31 de dezembro, a venda será feita somente nas estações Largo do Machado, Botafogo, Carioca e Estácio. Dia 31, a venda é encerrada às 18h. Cada passageiro poderá comprar até 10 cartões por vez.
Para conhecer o trabalho da Cruzada do Menor, acesse: www.cruzadadomenor.org.br
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
PORTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS ENTRA NO AR
Nesta segunda-feira 1, quando teve início em Poznan, na Polônia, a 14ª Conferência das Partes (COP-14) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), entrou no ar o portal http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/, destinado exclusivamente ao tema das mudanças climáticas. A iniciativa é da Embaixada do Reino Unido no Brasil, do Conselho Britânico e da Agência de Notícia dos Direitos da Infância – ANDI.
De acordo com a Andi, o portal vem enriquecer e facilitar a cobertura do tema pela imprensa, assim como a realização de pesquisas e trabalhos tanto acadêmicos quanto de outros níveis de ensino. Trata o assunto 'mudanças climáticas' de forma clara, acessível e abrangente. Oferece informações e reflexões contextualizadas, de maneira que o fenômeno apresente-se como de fato é: uma questão transversal, ou seja, que afeta todos os setores da sociedade. Para isso, conta com recursos extras, como vídeos, gravações de depoimentos, fotografias, entrevistas e artigos livres de copyright, desde que citadas as fontes. Especialmente aos jornalistas, devem interessar o glossário de termos da área e, sobretudo, o banco de pautas.
Alguns exemplos do vasto cardápio do portal:
- Conceitos e definições.
- A agenda do clima.
- Busca de alternativas.
- Ciência do clima.
- Causas, impactos, soluções.
- Críticas e contrapontos.
- Políticas públicas.
- Clima e imprensa.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Bibliografia em RSE
Boa Tarde Profa Lucia,
ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo, Editora Saraiva, 2.002.
Beghin, Nathalie. A Filantropia Empresarial. Cortex Editora
BICALHO, Aline et al. Responsabilidade Social das Empresas e Comunicação. Responsabilidade social das empresas. São Paulo: Peirópolis, 2003.
COSTA, Sandra Mara e outros (org). Investimento Social na Idade Mídia: discurso e imagem da iniciativa privada na imprensa brasileira. São Paulo, GIFE/ANDI, s/d.
FALCONER, Andres Pablo e VILELA, Roberto. Recursos privados para fins públicos: as grantmakers brasileiras. São Paulo, Peirópolis/GIFE, 2.001.
FERNANDES, Rubem César. Privado porém público. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
Garcia, Joana. O Negócio do Social. Jorge Zahar Editora, 2004.
INSTITUTO ETHOS. Guia de elaboração de relatório e balanço anual de responsabilidade social empresarial, versão 2.001. São Paulo, 2.001.
INSTITUTO ETHOS. Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, versão 2.001. São Paulo, 2.001.
INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade Social das Empresas "Percepção do consumidor brasileiro" Pesquisa 2001. São Paulo, 2.001.
INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade Social nas Empresas .Primeiros Passos. São Paulo, 1.998.
INSTITUTO ETHOS. Como as empresas podem (e devem) valorizar a diversidade. São Paulo, 2.000.
INSTITUTO ETHOS. O que as empresas podem fazer pela reabilitação do preso. São Paulo, 2.001.
Karkotli, Filson e Aragão, Sueli Duarte. Responsabilidade social - uma contribuição à gestão transformadora das organizações. Petrópolis. Vozes, 2005.
Karkotli, Gilson. Responsabilidade social. Petrópolis, Vozes: 2006.
KOTLER, Philip; ROBERTO, Eduardo L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público.
São Paulo: campus, 1992.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip. Marketing para organizações que não visam lucro. São Paulo: Atlas, 1978.
LEISINGER, Klaus M. e SCHMITT, Karin. Ética empresarial: responsabilidade global e gerenciamento moderno. Petrópolis/RJ,
Editora Vozes, 2.001
MATTAR, Hélio. Reflexão: os novos desafios da responsabilidade social empresarial. São Paulo, Instituto Ethos, 2.001.
MELO NETO, Francisco P. e FRÓES, César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro, Qualitymark Editora, 2.001.
MELO NETO, Francisco Paulo de e FROES, César. Responsabilidade Social & Cidadania Empresarial.
Rio de Janeiro, Qualitymark Editora, 1.999.
Miranda, Gabriela de Paula Cidade. Responsabilidade Social Corporativa e Marketing Social: Reflexão para um Novo Tempo. Responsabilidade Social das Empresas. São Paulo: Peirópolis, 2003
NALINI, José Renato. Ética e meio ambiente. São Paulo, Millenium, 2.001.
Oliveira, Franciara Maria de. Estratégias de responsabilidade social corporativa: um estudo de caso sobre os 231 casos concretos do Instituto Ethos. Disponível em www.uniethos.org.br/_uniethos/documents/EStratégiasDeRSE.pdf
PELIANO, Anna Maria (coord.) e BEGHIN, Natalie. A iniciativa privada e o espírito público: a ação social das empresas do sudeste brasileiro. Brasília, IPEA, 2.000.
SINA, Amália e Souza, Paulo de. Marketing Social - uma oportunidade para atuar e contribuir socialmente no Terceiro Setor. São Paulo, Crescente Editorial, 1.999.
THOMPSON, Marjorie e PRINGLE, Hamish.Marketing Social. Marketing para causas sociais e a construção das marcas. S&atil´e;o Paulo, Makron Books, 2.000.
Weinreich, Nedra Kline. Hands-on Social Marketing: a step-by-step guide. EUA, Sage Publications, 1.999.
Terceiro Setor
ABONG. As ONGs e a Realidade Brasileira . A Questão do Estado. São Paulo, junho 1955.
ABONG. As ONGs e a Realidade Brasileira . Perspectiva de Parceria com a Cooperação Internacional.
São Paulo, agosto 1995.
BARBOSA, Maria Nazaré Lins e OLIVEIRA, Carolina Felippe de. Manual de ONGs: Guia prático de orientação jurídica. Rio de Janeiro, FGV Editora, 2.001.
CABRAL, Adilson. Rompendo fronteiras: a comunicação das ONGs no Brasil. Rio de Janeiro, Achiamé, 1996.
FALCONER, Andres Pablo e VILELA, Roberto. Recursos privados para fins públicos: as grantmakers brasileiras. São Paulo, Peirópolis/GIFE, 2.001.
GOHN, Maria da Glória. Mídia, Terceiro Setor e MST: impactos sobre o futuro das cidades e do campo. Petrópolis/RJ, Editora Vozes, 2.000.
IOSCHPE, Evelyn Berg. 3º Setor. Desenvolvimento Social Sustentado. 2a edição. Rio de Janeiro,
Paz e Terra, 2.000.
MELO NETO, Francisco Paulo de e FROES, César. Responsabilidade Social & Cidadania Empresarial.
Rio de Janeiro, Qualitymark Editora, 1.999.
MELO NETO, Francisco P. e FRÓES, César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro, Qualitymark Editora, 2.001.
MENEGHETTI, Sylvia Bojunga. Comunicação e Marketing: fazendo a diferença no dia-a-dia de organizações
da sociedade civil. São Paulo, Global, 2.001.
SINA, Amália e Souza, Paulo Sérgio Baptista de. Marketing Social. Uma oportunidade para atuar e contribuir socialmente no Terceiro Setor. São Paulo, Crescente Editorial, 1999.
Zaccharia, Rosana Borges. O diálogo da empresa" socialmente responsável" mediado pela propaganda. Revista Digital Comunicação e Estratégia, volume1, número1, outubro de 2004, disponível em http://www.comunicacaoempresarial.com.br/rev1artigorosanazaccaria.htm.
Panorama da sustentabilidade do setor de telecom
*Seminário Panorama de Sustentabilidade Telecom 2008*
*FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS – UNIDADE CANDELÁRIA*
*Rua da Candelária, 6 - Centro*
*Rio de Janeiro – 15 de dezembro de 2008 – de 9h às 12h30*
Programação*
*9 hs - Abertura Oficial
Apresentação dos objetivos do Programa Telecom Social
Roberto Aroso, Presidente da Telecom – Associação Brasileira das
Telecomunicações
Julio Uchôa, Coordenador do Projeto Telecom Social
Carlos Alberto Muniz, Vice-prefeito eleito e futuro Secretário Municipal de
Meio Ambiente do Rio de Janeiro
9:30 h
Apresentação do histórico do Balanço Social e Panorama de Sustentabilidade
do Setor Telecom 2008
Rita Afonso, Consultora do Programa Telecom Social, Professora da
Universidade Candido Mendes, Pesquisadora do Laboratório de Tecnologia e
Desenvolvimento Social do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ
9:45 h
Compromisso Setorial - Sustentabilidade nas Empresas
Instituto Embratel - Luiz Bressan, Diretor Geral
Instituto Oi Futuro – Maria Arlete Gonçalves, Diretora de Cultura
TIM - Glória Rubião, Gerente de Sustentabilidade
10:45 h
O desafio empresarial da Sustentabilidade
Roberta Simonetti, Coordenadora do Programa Sustentabilidade Empresarial, do
Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP, e Coordenadora Executiva
do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (ISE).
Susana Feichas, Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal
Fluminense e Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação em Gestão
Socioambiental da FGV.
Professor Antônio Freitas, PhD, Diretor Executivo da FGV – IDE - Instituto
de Desenvolvimento Educacional e Diretor do Centro de Qualidade e
Inteligência de Negócios.
Mediadora: Rita Afonso
12:00 h
Debate com o Público
12:30
Comissão de Sustentabilidade - Agenda Social 2009
Pauta para o Programa Telecom 2009 - Cleofas Uchôa, Consultor