terça-feira, 9 de outubro de 2007

Reciclagem de pilhas e óleo de cozinha

Mais dois locais para descartar pilhas e baterias: Banco Real e Supermercados Pão de Açúcar

Todas as agências do Banco Real estão agora com Papa-pilhas, coletores especiais para pilhas e baterias.
As pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, contêm materiais (cádmio, mercúrio,níquel, chumbo) que contaminam o solo e os lençóis freáticos, deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões.
As lojas do Pão de Açúcar, que já reciclam outros tipos de lixo, como papel, vidro, plástico e metal, reciclarão também óleo de cozinha.
Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida? E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.
Como fazer:
Depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa plástica daquelas de 2 litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo de cor marrom da loja Pão de Açúcar, indicado para esta finalidade. Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível.
Se o Pão de Açúcar mais perto de sua casa ainda não tem o coletor apropriado, ligue para o SAC da empresa - 0800-7732732 - e peça para que seja providenciado rapidamente.
Independentemente disso, pare imediatamente de jogar óleo pelo esgoto.
Armazene em garrafas e jogue no lixo reciclável, e não nos rios!

2 comentários:

  1. Necessito de um coletor de pilhas na Escola Céu Azul e não consigo.Podem auxiliar este equipamento para implantarmos um projeto de coleta no bairro e promover educação ambiental com as crianças?

    Contato:andrebarbozas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei do programa de coleta de pilhas e baterias e gostaria de implantar em minha escola (EE Antônio Raposo Tavares) em Osasco.
    Se possível me comunique:
    willian_rafael06@yahoo.com.br

    obrigado

    ResponderExcluir