A maioria dos cosméticos que utilizamos diariamente está contaminada com toxinas capazes de causar diversos problemas de saúde, como câncer, dificuldade de aprendizado e até infertilidade masculina. O alerta está no vídeo The Story of Cosmetics, lançado no final de julho pelo projeto The Story of Stuff, que já produziu outros documentários no mesmo estilo (A História das Coisas, A História da Água e a História do Comércio de Emissões - Cap & Trade, que podem ser conferidos no site do projeto). A apresentadora Annie Leonard afirma que o uso contínuo de cosméticos está adoecendo toda a sociedade.
Annie levanta pontos importantes referentes ao processo de decisão de compra do consumidor, mostrando os tipos de argumento que as empresas usam para atrair e estimular o consumo de determinados cosméticos.
O vídeo provocou reações como a proposição por alguns deputados de uma lei dos cosméticos seguros, que substituirá a atual legislação que já tem 70 anos, e dará autoridade à agência norte-americana FDA para garantir que o produtos de higiene pessoal estarão livres de ingredientes perigosos à saúde.
The Story of Cosmetics também foi chamado de "shockumentary", pelo Conselho de Produtos de Uso Pessoal. Shockumentary é um tipo de gênero de filmes documentais, algumas vezes parecidos com documentários de ficção, representando temas e cenas sensacionalistas
The Story of Cosmetics (Português) from Guilherme Machado on Vimeo.
Enquanto assistimos ao vídeo, uma pergunta fica no ar: e no Brasil?