terça-feira, 3 de agosto de 2010

Quando o chumbo invade o batom

A maioria dos cosméticos que utilizamos diariamente está contaminada com toxinas capazes de causar diversos problemas de saúde, como câncer, dificuldade de aprendizado e até infertilidade masculina. O alerta está no vídeo The Story of Cosmetics, lançado no final de julho pelo projeto The Story of Stuff, que já produziu outros documentários no mesmo estilo (A História das Coisas, A História da Água  e a História do Comércio de Emissões - Cap & Trade, que podem ser conferidos no site do projeto).  A apresentadora Annie Leonard afirma que o uso contínuo de cosméticos está adoecendo toda a sociedade. 

Annie levanta pontos importantes referentes ao processo de decisão de compra do consumidor, mostrando os tipos de argumento que as empresas usam para atrair e estimular o consumo de determinados cosméticos.
O vídeo provocou reações como a proposição por alguns deputados de uma lei dos cosméticos seguros, que substituirá a atual legislação que já tem 70 anos, e dará autoridade à agência norte-americana FDA para garantir que o produtos de higiene pessoal estarão livres de ingredientes perigosos à saúde.

The Story of Cosmetics também foi chamado de "shockumentary", pelo Conselho de Produtos de Uso Pessoal. Shockumentary é um tipo de gênero de filmes documentais, algumas vezes parecidos com documentários de ficção, representando temas e cenas sensacionalistas

Confira abaixo o vídeo completo, com legendas em português. Ainda não há tradução oficial do vídeo.


The Story of Cosmetics (Português) from Guilherme Machado on Vimeo.


Enquanto assistimos ao vídeo, uma pergunta fica no ar: e no Brasil?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A ONU declarou 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade. Agora em agosto, algumas empresas decidiram se organizar para criar o Movimento Empresarial pela Proteção e Uso Sustentavel da Biodiversidade. A iniciativa, que reúne as empresas Alcoa, Natura, Vale, CPFL Energia e Wal Mart, pretende criar um ambiente para o desenvolvimento da biodiversidade. O evento, a ser realizado na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, no dia 5 de agosto, contará com a presença, dentre outras autoridades e lideranças, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Está previsto ainda o lançamento da Carta Empresarial pela Proteção e Uso Sustentável de Biodiversidade.
Além da cerimônia em si, é momento de discutir o que estas empresas entendem como biodiversidade e, mais especificamente, "ambiente propício para seu desenvolvimento".

Seis peças de roupa ou menos?

Não comprar nenhuma peça de roupa durante um ano inteiro ou usar apenas seis itens, ou menos, dos que já fazem parte do seu armário durante um mês. É o desafio “Seis peças ou menos”, lançada na internet por duas amigas americanas e que já tem aderência de cerca de cem pessoas espalhadas por diversos países.

Segundo Heidi Hackemer, uma das idealizadoras do projeto, o objetivo é “aguçar a criatividade das pessoas, para que invistam em acessórios e em outras maneiras de usar a mesma peça e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro”.

“O importante é que as pessoas que aderiram à iniciativa levantaram a questão de como elas se relacionam com o que tem no armário e o que se ganha com isso”, afirma Eric Wilson, jornalista que entrevistou os participantes. “Elas destacaram que há uma preocupação com o que se gasta com roupas e o que se ganha com isso. O resultado dessa ‘dieta’ é que as pessoas vão ficar mais conscientes a respeito da forma com que se compram roupas”.

E você? Consegue escolher apenas seis peças do seu armário para usar durante 30 dias? Acesse o site, faça seu cadastro e conte sua experiência para consumidores do todo o mundo.

Clique aqui para assistir à reportagem feita pelo jornal americano New York Times sobre esta iniciativa e ver como Heidi conseguiu vencer esse desafio.

Fonte: Instituto Akatu

Copa de 2014 e Olimpíadas vão incorporar conceito da sustentabilidade

Se a sustentabilidade está em praticamente todas as peças institucionais de comunicação e nos eventos corporativos, não seria de se esperar que fosse diferente em relação à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. O Brasil tentará aliar o tema a estes eventos esportivos. O Coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Ministério do Esporte, Claudio Langone, declarou recentemente ao Meio&Mensagem que o Brasil viverá um momento ímpar com a realização da Copa, das Olimpíadas e como país sede da Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012.
"São oportunidades de o Brasil se apresentar para o mundo e o desafio é que esses esforços sejam cumulativos. A Copa será o primeiro evento sob vigência do novo regime climático global, que é mais exigente. A inovação tecnológica do País e o apelo pela preservação da Amazônia são desafios de uma agenda de sustentabilidade", disse ele ao jornal.
Resta verificar se o conceito entrará apenas como apelo de comunicação ou se terá realmente raízes na produção dos eventos.

Problemas com o blogger

Depois de algum tempo sem postar nada aqui no blog, estou tentando manter uma regularidade nas postagens. O que não falta é assunto, já que sustentabilidade é um daqueles conceitos guardachuva, que abriga várias possibilidades de sentido, mas ultimamente minha dificuldade é de outra ordem: o blogger. Não sei o que aconteceu, mas ele mudou a ordem dos gadgets no site, e este novo modelo que escolhi complicou mais ainda as coisas...
Enfim, vou tentar superar isso aos poucos!