quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mais uma estratégia pouco dispendiosa de mobilização

Pode-se questionar os métodos, as causas e até mesmo as motivações do WWF. Mas uma coisa é realmente inquestionável: a capacidade que eles têm de criar mobilização de forma simples, barata e com grande efeito.

A campanha Vote pelo Planeta, lançada ontem, 11 de novembro, é um exemplo. Com mensagens simples, diretas, curtas, ela conclama internautas a utilizarem um sistema de votação que monta um mapa eleitoral contra o aquecimento global. Com palavras de ordem como "É hora de decidir. Dê o seu voto pelo planeta e pela vida." e agradecimentos a manifestações anteriores, "Graças ao seu apoio, inúmeras mensagens foram enviadas ao presidente Lula e seus ministros pedindo um posicionamento público sobre a relutância dos países desenvolvidos de assumirem sua responsabilidade em relação às mudanças climáticas.", o WWF estimula o marketing viral a partir de ações fáceis como enviar um email:

"Ainda há muito a fazer nesses 25 dias restantes para Copenhague. Precisamos garantir que os líderes mundiais tomem as medidas necessárias para que a temperatura do planeta não aumente mais do 2oC em relação à temperatura de 1990.
Participe da campanha Vote pelo Planeta - um movimento global da Rede WWF, presente em mais de 100 países:
Registre seu voto no mapa, um aplicativo desenvolvido em parceria com o Google;
Deixe sua mensagem contra o aquecimento global;
Envie este e-mail para seus amigos e familiares;
Divulgue a ação pelos seus canais do Twitter, Orkut e Facebook;
Publique o mapa no seu blog;
Assine o manifesto TicTacTicTac;
Faça tudo isso pelo site http://www.wwf.org.br/
Muito obrigado. Juntos podemos mostrar aos líderes mundiais que é possível deter o aquecimento global".


O mapa pode ser consultado neste link aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário