segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Gife lança indicadores de gestão do ISP

O GIFE lançou, no último dia 21, os Indicadores GIFE de Gestão do Investimento Social Privado. Trata-se de um questionário em que institutos e fundações de origem privada podem aferir a eficiência de sua gestão ao analisar fatores como: composição de conselhos de governança, direção executiva, recursos humanos e financeiros, planejamento estratégico e ações de monitoramento e avaliação.
Leia mais no site www.gife.org.br.

domingo, 25 de novembro de 2007

RSE é uma farsa

A opinião é do ex-secretário do Trabalho de Bill Clinton, Robert B. Reich que em entrevista à revista Exame de 7/11/2007 diz que o movimento de responsabilidade corporativa é uma farsa. Reich comenta que "há 35 anos era possível que uma companhia fosse socialmente responsável porque seus presidentes tinham muita autonomia. Hoje eles não têm mais".

Ex-secretário do Trabalho durante o governo Bill Clinton, Reich reacendeu o debate sobre a responsabilidade social das empresas no recém-lançado livro Supercapitalism -- The Transformation of Business, Democracy, and Everyday Life (em tradução livre "Supercapitalismo -- A transformação dos negócios, da democracia e da vida cotidiana", ainda não lançado no Brasil).

Confira no portal Exame, a íntegra da entrevista.

Leia também a reportagem da revista, intitulada Inversão de papéis, que diz que as empresas estão tomando para si a responsabilidade por serviços "públicos", como educação e saúde -- e essa é uma distorção perigosa.

Perfil do Profissional de RSE

Saber gerenciar ações sociais;
Ter um bom relacionamento com as comunidades beneficiadas;
Ter um conhecimento aprofundado sobre RSE e desenvolvimento sustentável;
Atualizar-se constantemente;
Ter ética para avaliar os interesses envolvidos;
Ser assertivo, para mostrar a importância do tema aos colegas e funcionários;
Ter formação em ciências humanas e/ou fazer especializações em responsabilidade social;
Ter conhecimento sobre a legislação e instituições ligadas ao assunto;
Participar de encontros, seminários e debates especializados;
Ter capacidade e competência para monitorar processos e avaliar resultados dos programas.

RSE é missão da empresa para 18% da população

Para avaliar a percepção das classes A, B e C sobre assuntos ligados ao tema Sustentabilidade, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) realizou uma pesquisa com homens e mulheres, acima de 16 anos, dos maiores Estados brasileiros, entre os dias 20 e 28 de julho. O estudo também analisou a opinião da comunidade empresarial por meio de entrevistas com 537 executivos de 381 grandes empresas nacionais. O resultado desse levantamento, intitulado Sustentabilidade: Hoje ou Amanhã?, foi divulgado no II Fórum IBOPE - Negócios Sustentáveis.

Apenas 18% das pessoas avaliam as ações de Responsabilidade Social como parte da missão da empresa e 13% afirmam que a ação é resultado da conscientização, de que é preciso fazer alguma coisa pela sociedade. Já 9% dizem que as ações sociais são executadas por causa das isenções tributárias, 8% para autopromoção e 7%, porque a empresa se sente cobrada pela comunidade.

Leia mais aqui.

Qual é o papel do jornalista na construção da pauta de RSE na mídia?

Este foi o tema de um debate que o Instituto Ethos promoveu em outubro. Saiba mais sobre o evento no site Setor 3.

O evento discutiu também a pesquisa feita pelo Ibope sobre a percepção da sustentabilidade. Para ter acesso a pesquisa clique aqui ou acesse o site do IBOPE.