quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ano novo, visual novo

Já ia até esquecendo.... 2012, Sustentabilidade e Comunicação está estreando visual novo. Que na verdade, nem é tão novo assim, é um dos modelos do Blogger mais comuns que existe.... Além de ser comum, é também um modelo visualmente simples. E isso tem muito a ver com sustentabilidade: tornar as coisas mais simples, mais fáceis, mais acessíveis. Quem lê durante muito tempo numa tela de computador anseia por visuais menos carregados. E o layout do Sustentabilidade e Comunicação estava sobrecarregado, apesar de ser bonito.
Enfim, 2012 será o ano da simplicidade, até aqui.
Porque afinal, menos é mais!!

Feliz Ano Novo para todos!

Reveillon Sustentável do Rio - comentários

Hoje estou reproduzindo o comentário que Isabel Ferreira fez num grupo de discussão do qual participo, o qual trouxe alguns aspectos bem interessantes que achei pertinentes divulgar aqui no Sustentabilidade e Comunicação:


Isabel Ferreira: Na verdade, acho que muita gente ainda confunde o conceito de sustentabilidade, atribuindo-o somente à questão ambiental. E nós sabemos que sustentabilidade é muito mais do que isso. É perseguir o desenvolvimento sem gerar danos à sociedade e ao meio ambiente, de uma forma que gere valor (tangível ou não) às empresas e pessoas e, contribuindo para toda uma cadeia. Reduzir sustentabilidade apenas à preocupação com o meio ambiente é limitar todo o alcance de um conceito que é muito mais abrangente. 

É mais ou menos parecido com a mesma polêmica que algumas pessoas que não estão tão familiarizadas com os conceitos de aspectos e impactos ambientais sempre trazem à tona. Para eles, não devem existir impactos ambientais e para isso, se a gente for pensar, nenhum aspecto deve acontecer. Isto é certo? Nos dias de hoje, num mundo com mais de 7 bilhões de habitantes, isso é possível? É claro que não. 

Então, qual é o nosso papel? Acredito que a nossa responsabilidade é fornecer caminhos e soluções para que todo impacto ambiental seja reduzido e até mesmo totalmente compensado. 

O plantio de árvores para compensar as emissões de carbono da festa é suficiente? Acredito que não. Toda a polêmica acerca dos fogos foi muito válida e entendo que precisamos, toda a sociedade, pressionar todo e qualquer produtor que utilize igredientes e matéria-prima tóxica em seus produtos, que possa provocar qualquer dano ao homem ou ao ambiente. Seja ele de fogos de artifício, de alimentos e bebidas, de guardas-chuva e mais todos os exemplos que nós tivemos naquela festa maravilhosa. 

Ser sustentável realmente não quer dizer não poluir. Mas toda e qualquer poluição gerada deve ser controlada e seus impactos reduzidos e compensados. Concordo com o Prefeito do Rio, mas ele deveria ser mais claro ao informar todas as ações de sustentabilidade que foram promovidas em função do Reveillon.





Minha resposta foi a seguinte:


Olá, Isabel, concordo com você em vários aspectos. Realmente, a grande maioria associa sustentabilidade apenas com a questão ambiental - e para as empresas, ela só tem validade enquanto não compromete traz impactos negativos para a questão econômica. 

Também concordo que qualquer ação humana traz impactos ambientais. Aliás, qualquer ação provoca uma reação, não é mesmo? E estou convencida que não é possível eliminarmos aspectos do nosso modo de viver em nome do impacto zero. 
Mas daí a acharmos que basta tomar medidas compensatórias para que qualquer ato seja justificável - e pior, passar a ser automaticamente considerado sustentável - não considero nem um pouco adequado. 

Por isso a declaração do Prefeito do Rio me soa como greenwashing. Usar o verde nos fogos na abertura do reveillon, numa alusão à Rio+20, sem pensar no que esta atitude representa, me parece exatamente o que muitas empresas fazem por aí: apenas pintam de verde seus produtos, adicionando um "ecológico" ou "natural" em suas embalagens, sem nenhuma mudança. Ou, em outras palavras, não tem problema se eu poluo, desde que eu plante umas mudinhas.... 

Ser sustentável também é rever comportamentos e eliminar aqueles que podem ser efetivamente poluentes, adotando novas posturas. 


Ao que Isabel ponderou:


Isabel Ferreira: Acredito que a tua resposta conseguiu expressar exatamente a minha opinião. Até por isso comentei no final do meu argumento que seria interessante a Prefeitura divulgar quais ações de sustentabilidade foram tomadas naquele evento. Muitos de nós acompanhamos a quantidade absurda e equivocada de lixo que foi recolhido na manhã do dia 1º. Será que não caberia ali alguma ação para educar a população, conscientizá-la e até mais? 
Sem dúvida nenhuma aquela declaração e toda a ação do "Reveillon Sustentável" soou como greenwashing. Mas no final eu apenas queria pontuar que eu concordo especificamente com aquela declaração: nós não podemos nos apegar somente aos aspectos ambientais da sustentabilidade. Devemos colocar em prática tudo que estiver ao nosso alcance e, como você mesma comentou, rever comportamento, hábitos e mudar naquilo que é necessário para nos levar a uma atitude realmente sustentável


E você, caro leitor, o que acha? Aguardo seus comentários!