segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Para esquentar a discussão

Uma força para preparar a turma para a palestra da jornalista Amélia Gonzalez, editora do suplemento Razão Social, de O Globo, que acontecerá no dia 31 de outubro, dentro do Ciclo de Palestras sobre Responsabilidade Social Empresarial promovido pela disciplina Comunicação e Responsabilidade Social, da ECO/UFRJ.

Vale a pena dar uma lida na entrevista que a jornalista deu ao site do Instituto Ethos, em comemoração aos cinco anos do suplemento.

Troque Cosme e Damião por Harmonicanto

A ONG Harmonicanto, que atende crianças e adolescentes na comunidade do Cantagalo, no Rio de Janeiro, está propondo que as pessoas troquem os doces de Cosme e Damião por donativos para o projeto. Vejam o que diz uma das integrantes:


Este mês de setembro, duas comunidades do Orkut estão em campanha para o Harmonicanto. Como não temos patrocinio oficial, toda ajuda é bem vinda: lapis, canetinhas, tintas, massinhas, jogos infantis, livros infantis,roupas e calçados infantis para o bazar, instrumentos musicais e o lanchinho das crianças, que com sua ajuda, poderá ser dado diariamente!
Em espaço alugado, atendemos crianças de 1 a 16 anos, com aulas desde musicalização infantil, flauta-doce, canto, teclado e percussão. Temos uma brinquedoteca, biblioteca, oficinas de corpo, reforço escolar e um pc para pesquisas escolares.
Já temos um produto do projeto, que é o CONJUNTO HARMONICANTO, 20 integrantes, de 7 a 16 anos, que tocam instrumental e cantam o melhor da MPB, e fazem apresentações ! Aceitamos convites! Nossa sobrevivencia vem da venda dos produtos do Bazar, (doados), nosso artesanato em reciclagem, bombons caseiros e campanha de socio contribuinte
O link do Harmonicanto no orkut é:http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12999007 Conheçam o Projeto! Agendem uma visita!Entrem em contato! Toda ajuda será bem=vinda!Rua Pedro Ernesto, 16 - Caixa - Comunidade do Cantagalo (RJ) tel 2267 6748e-mail : harmonicanto@yahoo.com.br

sábado, 22 de setembro de 2007

Prêmio

A Souza Cruz e a Fundação Dom Cabral, em parceria com o Instituto Ethos, Instituto Akatu e o Centro Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) estão lançando o primeiro Prêmio Acadêmico Varejo Sustentável, que premia com até R$6.000 os melhores trabalhos sobre VAREJO SUSTENTAVEL.
Podem participar graduandos, pós-graduandos ou professores. Todas as informações estão no hotsite: www.dialogosuniversitarios.com.br/premiovarejo.

No Dia Mundial Sem Carros, ciclista morre atropelado no Rio

Notícia que escancara a pouca adesão para o movimento, publicada no Globo On line

http://oglobo.globo.com/rio/transito/mat/2007/09/22/297842657.asp

E para quem quiser conferir como foi o evento no Rio de Janeiro:

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2007/09/22/297846347.asp

CAERJ realiza Fórum de Responsabilidade Social Corporativa

Evento promove a assinatura de Protocolo Técnico para a implantação
de Políticas Públicas de RS com o governo fluminense

A Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ) lança o Fórum Permanente de Responsabilidade Social Corporativa e promove a assinatura do Protocolo Técnico para a implantação de Políticas Públicas de RS entre a CAERJ e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Estes atos acontecem no dia 26 de setembro, a partir das 9h, no Espaço Empresarial CAERJ, sito. à Rua da Assembléia, 77 – 3º andar – Centro – RJ.
O Fórum tem como objetivo principal promover o intercâmbio sistemático e permanente entre empresas por meio da troca de idéias e práticas na área de Responsabilidade Social, bem como a realização de atividades que tragam para o público informação e conhecimento relacionados a este tema, não só de caráter teórico, como também, prático.
Nesse sentido, o Fórum pode contribuir para tornar o estado fluminense e, principalmente, a cidade do Rio de Janeiro, um pólo de fomento às práticas de Responsabilidade Social, de disseminação de conhecimentos específicos nesta área, de promoção de ações concretas para o alcance dos 8 Objetivos do Milênio e de desenvolvimento de atividades e projetos, visando à construção de políticas públicas.
Apóiam o Fórum as Secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, a Secretaria do Ambiente e a de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Serviços e Indústria.

Serviço
Evento : Lançamento do Fórum Permanente de Responsabilidade Social Corporativa
Data: 26 de setembro, a partir das 9h
Local: Espaço Empresarial CAERJ: Rua da Assembléia, 77 – 3º andar – Centro – RJ
Confirmação de presença: Sra. Michelle Lima - Tel. 2242-3131 ou michelle.lima@caerj.org.br

22 de setembro: Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro, um movimento surgido na França em 1997 e que já atinge 40 países, está quase terminando. Oficialmente, aqui no Brasil ele aconteceu em São Paulo. No Rio de Janeiro tivemos algumas ruas interditadas para passeios de bicicleta, mas andando pela cidade tive a sensação que quase ninguém aderiu (e me incluo neste grupo).

Veja aqui um texto interessante sobre a data.

Reciclagem de celulares ajuda audioteca

O programa de reciclagem de aparelhos celulares, carregadores, baterias e demais componentes da VIVO Celular vai ajudar a Audioteca Sal & Luz, uma OBG que grava, editar e empresta livros de diversos gêneroa para cegos e deficientes visuais de todo o país a custo zero.
Para aderir à reciclagem, leve qualquer celular, de qualquer operadora, a uma loja da Vivo. Podem ser aparelhos velhos, estragados, molhados, quebrados, faltando alguma peça, etc.
Para quem quiser entregar pessoalmente na Audioteca Sal & Luz, aí vai o endereço:
Rua da Constituição, 14 - segundo andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ. Tel (21) 2221-8190 - e.mail: audioteca@audioteca.org.br e site www.audioteca.org.br.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Há dez anos pela sustentabilidade

Uma revista eletrônica que fala de meio ambiente, sustentabilidade, responsabilidade social e terceiro setor, entre outros assuntos relacionados. Esta é a Envolverde - Revista Digital – Ambiente, Educação e Sustentabilidade, que está prestes a completar 11 anos de atividade: entrou no ar em 13 de outubro de 1996.
A Agência Envolverde foi criada em 1995 para administrar no Brasil o Projeto Terramérica, realizado em parceira com a Agência Inter Press Service (IPS) e com os Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud). Desde então vem se especializando na cobertura de temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento humano, educação e cidadania planetária. Em janeiro de 2005 nasce a Envolverde – Revista Digital, que reúne todo o conteúdo jornalístico produzido pela equipe da Envolverde em uma única publicação digital, realizada em parceria com a AW4 Tecnologia.

Para consultar a revista, acesse http://envolverde.ig.com.br/

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Começa ciclo de palestras sobre RSE na ECO



O ciclo é uma promoção da disciplina Comunicação e Responsabilidade Social Empresarial, e está aberto a todos os interessados.
A primeira palestra será sobre o Programa de Responsabilidade Social do Banco do Brasil, já na próxima semana.
Participe! Venha discutir o assunto com empresas socialmente responsáveis.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Cópias legais vão acabar com os xerox de livros

Cópias legais vão acabar com os xerox de livros

Sistema permitirá pagamento de direito autoral

Para acabar com o xerox, a cópia legalizada. A Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), aliada às maiores editoras do país, lançou uma ferramenta na Internet que permite aos estudantes comprar apenas capítulos de livros. Pelo site, o aluno seleciona o que precisa para seus estudos, e o texto é impresso nas próprias bibliotecas ou livrarias das universidades. O preço - que já inclui os direitos autorais, repassado às editoras - deve ficar, no máximo, 20% superior ao cobrado pelas copiadoras de xerox. O site foi chamado de Pasta do Professor e deve começar a funcionar ainda neste mês em quatro universidades. A prática de reprodução se disseminou nas últimas décadas com o aumento da tecnologia de cópias e também com o crescimento do ensino superior brasileiro. O aluno pode encomendar seu texto pela Internet. Um capítulo de 20 páginas, em média, deve sair por cerca de R$ 2,50.

RSE em francês

Para quem arranha no idioma francês, vale a pena dar uma checada neste site. Ele tem vários artigos sobre responsabilidade social e marketing, especialmente sobre publicidade. E o francês é tranquilo de entender.

http://www.novethic.fr/novethic/site/recherche/rech_resultat.jsp?thesaurus=31&newsletter=ok&cat=tout_sur

Cervejeiras fazem campanha sobre 'consumo responsável'

Para quem produz um produto socialmente aceitado mas condenado em várias situações, o que representa ser socialmente responsável? É o dilema das cervejarias, que vêm investindo em campanhas de conscientização para o consumo responsável - antes que o Governo as obrigue a fazer isso.

Nunca é demais lembrar que o atual Ministro da Saúde tomou posse apregoando a proibição da propaganda de bebidas alcóolicas, a exemplo do que acontece com o fumo.

Saiba mais nesta reportagem do jornal Valor Econômico, publicada em 31/8/2007:

Cervejeiras fazem campanha sobre 'consumo responsável'

A indústria de cerveja está investindo como nunca no tema 'consumo responsável' do álcool. As empresas do setor, capitaneadas pela AmBev, já tinham incorporado o discurso, mas estão reforçando suas ações justamente no momento em que a Anvisa pretende restringir a publicidade das bebidas com mais de 0,5 grau de teor alcoólico.
As três maiores do segmento, estão com algum tipo de investimento na área. A Schincariol está há uma semana com uma nova campanha no ar abordando o tema 'se beber não dirija' e a Femsa - que, ao contrário das concorrentes não faz campanhas na TV sobre o tema - lança na próxima semana uma 'blitz' em 200 mil pontos-de-venda para desestimular a venda de bebidas alcoólicas a menores. Ontem, durante uma hora e meia os 35 mil funcionários da AmBev - distribuídos entre 32 fábricas, 40 centros de distribuição - pararam para assistir vídeos educativos sobre consumo responsável e alguns deles partiram para uma 'blitz' em universidades.
Em São Paulo, na sede administrativa da AmBev, quem apresentou o tema aos funcionários foi o próprio presidente da companhia, Luis Fernando Edmond. 'Não vamos esperar o governo tomar iniciativa, vamos aproveitar o tamanho que temos e o fato de trabalharmos com jovens para disseminar o consumo responsável', afirmou.
Para o especialista no assunto, o psiquiatra Arthur Guerra, presidente do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, não é a indústria quem deve assumir esse papel. 'Por melhor intenção que as empresas tenham em tocar no assunto, não se pode depender da indústria para abordar o consumo responsável. É uma inversão de valores' afirma.
Claro que o objetivo da indústria é lucrar com a venda de cerveja. Mas ficar de fora dessa discussão agora pode ser muito pior. 'Somos focados no curto prazo, sim, mas não podemos ignorar o que possa nos prejudicar no longo prazo', disse Milton Seligman, diretor de assuntos corporativos ao Valor. 'O consumidor consome muito mais ao longo de sua vida se não tiver problemas com o álcool', disse Edmond.
Desde 2001, quando iniciou o programa de consumo responsável, a AmBev doa bafômetros ao governo. Ontem foram doados 6,2 mil aparelhos em seis capitais brasileiras e nos últimos seis anos foram 31,2 mil.
A questão chegou a um ponto que não permite omissão por parte da indústria, segundo dados do Instituto Médico Legal (IML), metade dos acidentes de trânsito fatais estão relacionados ao álcool e uma pesquisa divulgada há duas semanas pela Secretaria Nacional Anti-Drogas, 9% da população brasileira é dependente de álcool, perto de 17 milhões de pessoas.
A Anvisa pretende proibir a veiculação, no rádio e na TV, de propaganda de bebidas com baixo teor alcoólico entre oito da manhã e oito da noite. As frases 'beba com moderação' ou 'se beber, não dirija', que já integram as campanhas, foram consideradas insuficientes e, por conta disso, o material de divulgação também terá de conter frases de advertência para os prejuízos à saúde provocados pelo consumo exagerado desses produtos.
Para Milton Seligman, da AmBev, a simples proibição da propaganda não funciona. 'Será apenas um atalho, esse tipo de questão precisa de uma solução complexa', afirma, acrescentando que as autoridades têm mostrado abertura para dialogar. 'Nenhum médico vai defender propaganda de bebida alcoólica, mas também não existem estudos que comprovem que as campanhas estimulem, de fato, o consumo do produto, diz Arthur Guerra.
Hoje o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participa de uma mesa redonda sobre consumo de álcool e propaganda com o sindicato da indústria de bebidas e agências de publicidade.